Projeto Trânsito!
Semana nacional do Trânsito de 18 a 25 de setembro.
" Educar para o trânsito é preservar a vida, evitar acidentes e exercer a cidadania."
E. M. Professora Conceição Capiberibe Saldanha
PROJETO INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.....
Justificativa: Todos os dias ouvimos professores reclamando da indisciplina na sala de aula, das conversas paralelas, das brincadeirinhas, da falta de responsabilidade, etc. Mas ao analisar essa situação nos deparamos com muitas dúvidas, onde está o problema da indisciplina? Será culpa dos professores que não preparam suas aulas para atrair a atenção dos alunos? Será por causa dos pais que não estão educando seus filhos de maneira correta? Ou será por causa das novas leis que deixam o aluno cada dia mais acomodado? Atualmente enfrentamos um sério de problemas quanto à indisciplina escolar parte dessa indisciplina se deve por que educadores e alunos acreditam que a lei n° 8.069/ 90 contempla apenas direitos as crianças e adolescentes, o que, de certo modo tem contribuído para a desordem nas instituições de ensino. Pensando nisso será elaborado o projeto para buscar essas respostas para esse problema que está prejudicando as aulas de muitos professores.
Objetivo Geral: Buscar soluções para o problema da indisciplina na sala de aula e tentar descobrir o que causa a indisciplina nas escolas, onde está o problema.
Atividades:
_ Entrevista com pais, alunos, coordenação, direção e professores.
_ Pesquisa de vídeos na internet sobre indisciplina na escola.
_ Edição das entrevistas no Windows Move Maker.
_ Apresentação do trabalho pelos alunos do 8° Ú em data show para toda a escola.
_ Palestra para os pais com C. M .D. C. A (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente) tema: violação de direitos.
PROERD
Reportagem realizada pela TV Morena na Escola Municipal Professora Conceição Capiberibe Saldanha, no dia 03/09/2011
http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/v/policia-faz-trabalho-de-conscientizacao-com-alunos-na-fronteira-com-o-paraguai/1618989/#/MSTV%202/20110903/page/1
Escola Conceição desenvolve projeto “Preservar é Preciso”
Plantio de árvores no pátio da escola foi uma das atividades desenvolvidas durante execução do projeto - Divulgação
A comunidade interna da Escola Municipal Professora Conceição Capiberibe Saldanha demonstra preocupação com a devastação e prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente. Por isso, a escola elaborou e implantou em 2006 o Projeto “Meio ambiente: preservar é preciso”, em que no decorrer da semana do Meio ambiente são realizadas ações diferenciadas para instruir alunos e funcionários sobre a necessidade e dever de cada cidadão de contribuir para a conservação e preservação do meio em que vivem.
O diretor Celso Mazzei explica que “trabalhar sobre a preservação do meio ambiente é prática comum na escola desde 2006, pois é importante a participação de todos na construção de um mundo melhor e na melhoria da qualidade de vida”. Segundo ele, o Projeto teve início no dia 30 de maio e terá culminância no dia 05 de junho com ações sendo realizadas durante toda a semana.
Em 2011, o Projeto coordenado pela professora Arlete Gonçalves das disciplinas de geografia e cidadania, juntamente com as professoras Andréia Paredes Dutra da disciplina de Educação Física, Elizângela Cristina Benites de Língua Portuguesa e alunos de 6º, 7º e 8º ano, foram realizadas ações de visitas às nascentes da região, palestras, apresentação dos trabalhos de pesquisas, faixas de alerta à comunidade quanto à importância da preservação, apresentações artísticas para toda a escola. Alunos do Projeto Acordes também participaram no plantio de mudas de Ipê Amarelo para arborização do pátio da escola.
Para a Professora Arlete, “o projeto sobre a preservação do Meio Ambiente é de extrema importância, pois a escola tem de fazer sua parte para instruir aos alunos quanto à necessidade de preservação do meio ambiente, pois a preservação começa pelo ambiente em que vivemos”.
A Escola Municipal Professora Conceição Capiberibe Saldanha busca através deste projeto orientar a comunidade do grande Marambaia sobre os riscos da Dengue e sobre a necessidade de todos unirem-se na localização e eliminação dos focos de reprodução do mosquito causador da doença.
Este tema justifica-se tendo em vista que a Dengue é uma das principais preocupações da área da saúde pública no Brasil e na cidade de Ponta Porã.
Como a escola está localizada em uma região onde há muitos terrenos baldios onde são jogados lixos e entulhos que servem de criadouros para o mosquito, surgiu a necessidade de uma campanha de orientação aos moradores; pois, devido a falta de informações dos mesmos há grande incidência de casos de dengue na região. Assim, a escola decidiu realizar um trabalho integrado entre a comunidade interna e externa buscando a eliminação dos focos de reprodução.
Dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente!
A primeira comemoração deste dia aconteceu em 1973, exatamente um ano após a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano, durante a Assembléia Geral das Nações Unidas de 1972.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é um dia que nos permitimos considerar mais cuidadosamente as atitudes que devemos tomar pela preservação da vida no planeta. Além de mostrar todo o lado humano das questões ambientais, os esforços são direcionados para capacitar as pessoas de se tornarem agentes do desenvolvimento sustentável e conscientes dos seus atos. E na escola Conceição Capiberibe Saldanha não poderia ser diferente, a escola está empenhada na preservação do Meio Ambiente.